VAMOS FALAR SOBRE PSICOLOGIA CLÍNICA?

A Psicologia Clínica é uma área da psicologia que se ocupa em atender, e escutar cada pessoa em sua singularidade, com objetivo de além de ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo, etc.

A clínica psicológica nasce do modelo médico no qual, cabe ao profissional observar e compreender para, posteriormente, intervir, isto é, remediar, tratar, curar. Desta forma buscava-se, no passado apontar alguma patologia a ser tratada.

Nos dias atuais, a psicologia clínica ampliou seu modo de pensar o sujeito. Hoje tem como objetivo o estudo, a avaliação, o diagnóstico, a ajuda e o tratamento do sofrimento psíquico, qualquer que seja a causa subjacente. O psicólogo passou a ser como o mediador que propicia o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala.

É comum a ideia do analista ao lado de um divã, calado, onde apenas escuta o paciente deitado a falar incessantemente. Esta imagem de um modo geral, é equivocada. O divã é um equipamento utilizado pelos psicanalistas, que podem ser psicólogos ou não. Os psicanalistas também falam, pois implicam o sujeito em suas questões, questionam fazendo com que a pessoa reflita, se escute e perceba a sua responsabilidade no que se queixa.




Dentro da clínica, a psicologia tem várias abordagens teóricas, e cada uma trabalha com técnicas próprias. Aqui estamos falando da terapêutica dentro de uma amplitude direcionada a atender às diversas demandas, bem públicos diversos, como crianças, adolescentes, adultos, idosos, visando ajudar na recuperação do sujeito em sofrimento psíquico, na reestruturação de seu bem-estar biopsicossocial e, sobretudo, na promoção da saúde. O principal objetivo é auxiliar os sujeitos a se conhecerem melhor e a lidar de forma mais assertiva com seus conflitos e tomada de decisões.

É comum encontrar diversos tipos de Terapeutas e Coachs, o que não quer dizer que sejam psicólogos. Tais profissionais não são autorizados a tratar de questões de saúde mental. Apenas médicos psiquiatras e psicólogos tem a habilitação para prestar este tipo de atendimento.

Portanto ao procurar um profissional de psicologia, verifique seu registro no Conselho de Psicologia e pergunte sobre sua formação, para que possa se certificar que está sendo atendido por um profissional devidamente capacitado.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo